FEIJÃO
No prato do brasileiro és um dos alimentos mais querido pela população.
Desde bebê ja se come feijão : papinha de feijão.

Nossa tradicional FEIJOADA, é composta por feijão e variedades de carnes, acompanhada de arroz branco, farofa, couve refogado, vinagrete (molho campanha), laranja/abacaxi ou limonada.
O feijão é um alimento rico em ferro, e quando ingerido acompanhado de arroz, és ainda mais rico em nutrientes. O abacaxi, a laranja ou a limonada é aconselhável para acelerar na absorção dos nutrientes pelo organismo.
No Brasil, preparamos feijão de várias maneiras, dependendo da ocasião e das regiões.
FEIJONORA
Neste poste, compartilho com você uma das maneiras como eu faço feijão para a minha família. Feijonora, és simplesmente feijão com cenoura.
Nesta receita receita eu usei carne de porco: presunto cozido e defumado.
O tempo de cozimento dependerá do seu fogão e de qual método usará. Eu utilizei a cocção lenta, mais você pode usar o cozimento à pressão, que te fará ganhar tempo.
Ingredientes
1 kg de feijão
2 cebolas grandes
5 dentes alho ( à gosto)
Cheiro verde ( à gosto)
600 g de carne ( de sua preferencia)
Temperos secos (pimenta do reino, paprica colorau, curcuma…etc,
3 folhas de louro
Sal à gosto
Óleo para refogar os ingredientes ( cebola, carne, legume, alho)
Água suficiente e à gosto ( use sempre água fervente)
Modo de preparo
12 horas antes de preparar, coloque os grãos de molho. Troque a água em 2 ou 3 vezes.
Dia seguinte, ponha água na panela do cozimento pela metade da panela e leve para ferver. Quando começar a fervura acrescente o feijão que foi hidratado aos poucos.
Ao ferver, levantará uma espuma. Retire-a com ajuda de uma coller ou escumadeira.
Enquanto o feijão levanta fervura, escalde a carne que irá usar, escorra e refogue-a antes de juntá-la ao feijão.
Corte a cebola em cubinhos e refogue-a também, junte-a ao feijão e cubra a panela, caso seja cocção lenta.
Acrescente o legume de sua preferência, também salteado antes de ser acrescentado no feijão. Usei a cenoura, mas você pode usar outro legume como beterraba, nabo, chuchu…etc, mantenha em cozimento moderado, mantenha a cocção lenta.
Os temperos secos já podem ser acrescentados, use conforme sua preferência por especiarias, eu usei uma mistura própria, ela contém: sementes de coentro, cúrcuma, colorau, pimenta do reino, gengibre em pó, aneth, bem triturados, etc).
Experimente, e veja a textura dos grãos, se eles estiverem macios, acrescente os cheiros verdes do seu gosto e o sal.
Toque final
O feijão está quase pronto. Falta apenas o toque final. Amasse 4 a 5 dentes de alho. Em uma frigideira, despeje um pouco de óleo e leve-o para aquecer. Em seguida acrescente o alho amassado e vá mexendo com o auxílio de uma espatula ou colher de pau, mexendo sem parar em uma temperatura elevada quando ele estiver com uma cor dourada, significa que está no ponto, (este ponto é chamado efeito ou reação Maillard. Ela ocorre da caramelização das proteínas, modificando o sabor, a textura e a cor do alimento que passou pelo processo sem adição de açúcar).
Assim que o alho atingir ponto Maillard, acrescente imediatamente ao cozimento e deixe ferver por mais um pouco de 2 a 5 minutos. experimente e verifique se os sabores estão harmonizados e se o sal está no ponto desejado.
Passado o tempo, desligue o fogo e espere descansar uns minutinho antes de servir.

Observação
Se sua opção for pela pressão, siga todo o passo a passo, e só depois feche a panela e cozinhe por 10 a 15 minutos em temperatura moderada. Portanto para finalizar com o alho, o cozimento deve ser finalizado sem a pressão.
Acompanhamento
O feijao esta pronto e com o que servir?
- Arroz branco
- Salada de alface e tomate
- Molho campanha (Vinagrete)
- Farofa
- Laranja/abacaxi/limonada
- Se você usar pouca carne e querer completar com uma outra proteína, fica à gosto.
Bon appétit !